exclusivo assinantes

A mobilização política no Estado para a sucessão de Eduardo Leite no Piratini

A mobilização política no Estado para a sucessão de Eduardo Leite no Piratini

Foto: Gustavo Mansur (Divulgação)

A sucessão do governador Eduardo Leite (PSD) tem duas pré-candidaturas já lançadas e muitas articulações nos bastidores. O atual vice-governador Gabriel Souza foi confirmado pelo MDB, em junho, e tem intensificado as agendas pelo interior do Estado como o nome que defenderá a continuidade do projeto de Leite.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Sob as bênçãos e anúncio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Luciano Zucco foi oficializado como pré-candidato do PL para a disputa ao Palácio Piratini e também tem percorrido o Rio Grande, além de feito reuniões com caciques do campo ideológico da direita na busca de uma aliança. E a assessoria que trabalhará na sua campanha já se movimenta, inclusive, visitando cidades estratégicas.

 
Indefinição no PT
O PT, que está em processo de escolha dos novos dirigentes que comandarão o partido nas eleições, deve bater o martelo sobre o nome ao governo do Estado até o final do ano, já que a sucessão se antecipou com as pré-candidaturas de Gabriel e Zucco. O atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, que concorreu a governador, em 2022, e o ex-ministro e deputado federal Paulo Pimenta são os cotados. A tendência é o dirigente da Conab ser o escolhido para a disputa do Piratini.


Progressistas tem dois nomes
Um dos maiores partidos no Estado, o Progressistas, que é base do governo Leite, colocou dois nomes na vitrine: o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, o deputado licenciado Ernani Polo, e o deputado federal Covatti Filho, presidente do partido no Estado. Os dois se lançaram, mas é possível que o Progressistas, que hoje forma com o União Brasil a Federação União Progressista, venha compor a chapa do vice-governador Gabriel Souza. Antes, terá de administrar a divisão entre os grupos de Polo e de Covatti.


Sinalização do trabalhismo
O PDT, do líder Leonel Brizola, por sua vez, sinaliza que se juntará à pré-candidatura de Gabriel, até porque, recentemente, teve seu espaço ampliado no governo Eduardo Leite com a Secretaria da Cultura, além da pasta do Trabalho. 

O cenário ao Piratini se mancipou, porém continua muito aberto e, assim, deve segui até o final do ano.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito Rodrigo Decimo visita escolas de samba para tratar de retomada do Carnaval de Rua Anterior

Prefeito Rodrigo Decimo visita escolas de samba para tratar de retomada do Carnaval de Rua

Vereador Sidi Cardoso confirma favoritismo e é eleito presidente do PT em Santa Maria Próximo

Vereador Sidi Cardoso confirma favoritismo e é eleito presidente do PT em Santa Maria

Jaqueline Silveira